Equipe Integrar

Educação feita com paixão!

Para nós do Projeto Integrar, somente transmitir os conteúdos programáticos cobrados pelas provas não é o suficiente. Buscamos a construção de novos referenciais para um curso de pré-vestibular, com a adoção de novas práticas, em especial na construção da relação entre o educando, o educador e o  mundo. É uma abordagem ousada, na qual se procura construir um projeto que, de fato, envolva alunos e professores numa experiência formativa comum, com os princípios da educação popular e comunitária e a formação da  cidadania. Para isso, as aulas visam aguçar o espírito crítico, o debate saudável e a construção conjunta do conhecimento, pois é nisso que acreditamos.

 

 A educação popular é aquela que está a serviço dos interesses reais das classes populares, e tem nelas sujeitos desta educação e não meras incidências da educação popular feita pelos intelectuais. O que traduz educação popular, não é um voto de solidariedade paternal aos pobres, mas o que sela um projeto de educação popular é o seu compromisso radical de transformação do mundo.  Paulo Freire

Coordenação Geral: Thiago Leandro de Souza

Coordenação Administrativa: Paula Michels

Tesouraria: Ivo Paulek Júnior

Coordenação Institucional: Elis Rosa

Apoio à Coordenação Institucional: Ticiane Caldas

Coordenação Pedagógica: Amanda Chraim

Apoio à Coordenação Pedagógica: Alexandre Basso

Coordenação de Equipes: Marlon Cordeiro

Coordenação de Projetos: Bruno Nichel

Coordenação da Gestus: Michele Mafra

Conselheiro: Kleicer Rocha

Ciências Humanas: Profa. Juliana Freitas

Biologia: Prof. Guilherme Mulinari

Química: Prof. Juliano Ramos

Matemática: Prof. Ivo Paulek

Física: Prof. Luiz Fernando Botega

Português: Profa. Amanda Chraim

Línguas Adicionais: Profa. Paula Michels

Rute Mendes – Webmaster

Débora Torres- Monitora

Jonny Morais – Monitor

Educadores do Integrar

Alan Carlos Ghedini
Graduado pela UDESC, foi professor no curso Pré-Vestibular Comunitário. Atualmente é professor de História no curso COC (Unidades Florianópolis, Criciúma, Tubarão), no Educandário Imaculada Conceição, no Curso Objetivo Floripa, Colégio Meridiano e no Curso e Colégio Solução.

 

Alexandre Bertamoni Basso
Graduado em Biologia pela UFSC, cursa a pós-graduação em Ensino de Ciências, do IFSC. É Professor do Pré-Vestibular do SESC –Estreito.
Amanda Chraim
Professora de Produção Textual. É doutoranda em Linguística pela UFSC e trabalha com Ensino Médio e EJA.
Angela Menegatti
Bióloga, licenciada e doutora em Bioquímica, quer conciliar pesquisa com docência.
Bianca Romeu
Formada em Biologia pela UFSC, atualmente faz mestrado em Ecologia na mesma Universidade. Atua como professora no Integrar, mas já trabalhou em outros pré-vestibulares comunitários. Durante a graduação atuou no Centro de Informações Toxicológicas (CIT-HU), o que lhe rendeu alguns conhecimentos sobre animais peçonhentos. Mas a área de maior interesse é a pesquisa com cetáceos (botos, baleias e golfinhos), trabalhando com bioacústica de golfinho nos últimos anos.

 

Bruna Voltolini
Mestranda em Química pela UFSC.
Bruno Niquel
Bruno Nichel
Formado em História pela UDESC. Atua como professor de História do Pré-Vestibular do SESC – Unidades Prainha e Estreito. É soteropolitano, torcedor da chapecoense, e nunca havia pensado em ser professor antes de entrar numa sala de aula e perceber os estudantes conectados com a sua mensagem.
Daniel Pereira Xavier de Mendonça
Mestre em História pela UDESC, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unisul.
Daniel Wallace Souza
Graduado em Letras e mestrando em Literatura na UFSC. “Integrar te possibilita criar um diálogo com estudante diferente. É Estímulo”

 

Elis Amaral Rosa
Bióloga, com bacharelado, licenciatura e mestrado na UFSC. Desde 2008 tenho feito parte de grupos que trabalham com educação comunitária. Me orgulho de dizer que neste meio aprendi praticamente tudo do pouco que sei sobre dar aulas de biologia. Atualmente trabalho como bióloga na UFSC, mas para mim não tem nada mais divertido do que um bom aulão teatral!
Filipe Canzi
Graduado em Física pela UFSC.
Franciane Dutra
Doutoranda em química na UFSC. “O Integrar é uma forma de retribuir, é aprender e estar em contato com estudantes”.
Frederico Di Lullo
nasceu em Buenos Aires, mas reside há 16 anos no Brasil. Formado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e pós-graduando em Gestão Escolar pela Faculdade Municipal de Palhoça – FMP, atua como professor de Espanhol na Rede Pública Estadual, atualmente no Instituto Estadual de Educação – IEE.

 

Gabriel D´Ávila
Bacharel e Licenciado em História pela UDESC, mestre em Educação pela UFSC.
Graziela Maziero
Formada em Geografia pela UDESC.
Guilherme Cecareli Antunes
Licenciado e Bacharel em História pela UDESC.
Guilherme Mulinari
Graduando em Ciências Biológicas pela UFSC.

 

Guilherme Ramos
Formado em Geografia e Mestrando também em Geografia pela UFSC.
Ivo Paulek Junior
Licenciado em Matemática pela UFSC. “Integrar representa a formação humana, o incentivo a pensar de forma diferenciada”.
Juliana Freitas
Formada em História pela UDESC. É mané da Ilha, mas já migrou por todos os cantos de Santa Catarina. Atualmente leciona para turmas do ensino fundamental no Colégio Dom Jaime Câmara, em São José. Tem paixão por histórias envolventes e por novelas de época.
Juliano Carvalho Ramos

 

Júlio César Narciso
Graduado em Engenharia de Controle e Automação Industrial. Atua como servidor público na Secretaria de Estado da Fazenda.
Kleicer Cardoso Rocha
Mestrando em Geografia pela UFSC. Acredita que temos a possiblidade de construção de educação coletiva: “Não somos mais professores, avançamos para educadores”.
Luciana Freitas
Graduanda em Ciências Sociais na UFSC. Atua no Projeto Integrar como coordenadora da GESTUS – Gestão Estudantil.
Luis Henrique Barbosa da Silva
Graduando em Matemática pela UFSC. Atua como professor no colégio Energia e no Acesso Educação (Blumenau).

 

Luiz Arthur Zimmer de Cerqueira Cezar Drapichinski
Graduando em Matemática na UFSC.
Marcelo Gabriel Luiz Nogueira Santos
Bacharel, licenciando e mestrando em física pela UFSC. Logo nada mais do que um estudante de física. Um aluno reclama de quanto se tem de estudar, até o dia que vira professor e descobre que eles estudam ainda mais. Como professor mais aprendo do que ensino, é quase uma injustiça.
Mariana Debastiani Lange
Psicanalista, graduada em Psicologia, mestre e doutora em Literatura (UFSC), coordenadora de Oficinas de Escrita e grupos terapêuticos. Gosto de recolher singelezas, tanto nos livros como nas pessoas. No Projeto de Educação Comunitária Integrar a minha missão é animar a relação dos alunos com os livros. Romântica incurável, trabalho na/com a intimidade das palavras a fim de tirar os suspensórios da escrita.
Marlon Cordeiro
Mestre em Química pela UFSC. Atua como professor de química no Ensino Médio no colégio Escola Expressão, Colégio FatenP e Energia (Barreiros).

 

Natascha Sotero de Oliveira
Graduada em Matemática (Licenciatura) pela UFSC.
Nicolle Ruppenthal
Cursa Licenciatura em Química na UFSC já teve experiência com pesquisa em ensino de química e Química Verde. Atualmente trabalha num laboratório de Física com filmes que tem aplicação em placas solares.
Paula Eduarda Michels
Formada em Letras – Inglês (licenciatura e bacharelado) pela UFSC. Tem paixão por aprender línguas estrangeiras e vê na sala de aula um espaço para grandes trocas e compartilhamento de ideias.
Tainara Lemos
Graduada em Pedagogia.

 

Tais Augusta
Graduanda em Geografia pela UFSC.
Thayse Madella
Graduada e Mestre em Inglês pela UFSC.
Thiago Leandro de Souza
Graduado em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua como professor de História no Curso Gaia (unidade Criciúma), no Educandário Imaculada Conceição (EIC), no Colégio Meridiano, no pré-vestibular da UFSC (Unidades da Grande Florianópolis) e no Curso Pré-vestibular Objetivo.
Ticiane Caldas
Foi estudante do Integrar, hoje cursa história na UDESC e é Coordenadora da GESTUS. “Tenho paixão pelo que o Integrar é na vida dos estudantes”.
Victor Vital Pigozzo
Graduado e mestre em engenharia mecânica pela UFSC. Atualmente é aluno de doutorado na mesma universidade. Sua especialidade são as ciências térmicas e energia solar É conhecido como Vital por ser vital às pessoas à sua volta. Nas horas livres gosta surfar, andar de bicicleta.