Cursos Integrar

Pré-vestibular em Florianópolis SC

As aulas do Projeto de Educação Comunitária Integrar, possibilitam ao vestibulando a apreensão efetiva dos conteúdos presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e nos principais vestibulares de Santa Catarina. Trata-se, portanto, de uma abordagem que contempla tanto a apreensão de conteúdos em aulas críticas e dialogadas quanto a formação de um estudante apto a inserir-se em uma universidade em transformação.

O Integrar apresenta alguns diferenciais em relação aos cursos preparatórios, públicos ou particulares, por envolver o estudante com os princípios da educação popular e comunitária e a formação da cidadania. Para tal, além das aulas ministradas diariamente, sempre buscando despertar o espírito crítico, o debate saudável e a construção conjunta do conhecimento, o projeto promove atividades externas à sala de aula tradicional, com a realização de oficinas de leitura e escrita, saídas de campo para observação, convivência e obtenção de conhecimento prático, e a realização de aulas temáticas transdisciplinares. Toda essa vivência fora de sala visa ampliar o entendimento da realidade através das disciplinas e competências dos programas dos vestibulares, mas para além destas.

 

O Integrar oferece dois cursos:

Extensivo: com inscrições em fevereiro e aulas de março a dezembro;

Semiextensivo: com inscrições em julho e  aulas de agosto a dezembro.

Extensivo é o melhor curso para quem deseja preparar-se profundamente para o vestibular, pois capacita o estudante de maneira minuciosa e abrangente. Há detalhamento dos conceitos, desenvolvimento das fórmulas seguindo os vários passos, e os professores contam com mais tempo para aprofundar as matérias.

Semiextensivo é um curso compacto e visa dar ao estudante uma visão geral do vestibular. Aborda o mesmo conteúdo do Extensivo, porém de forma mais geral e rápida.

Normas e Deveres dos Estudantes


Todos os estudantes devem obrigatoriamente apresentar na entrada da escola a carteirinha do Projeto Integrar, que é o documento de identificação dos estudantes dentro da escola. Em caso de esquecimento, só assistirá às aulas com autorização da monitoria e apresentação da identidade.

As carteirinhas serão recolhidas pela monitoria no início da aula para as presenças serem registradas e devolvidas somente nos últimos minutos de aula. Elas serão utilizadas todos os dias, durante todo o período de aula. Dessa forma, é fundamental que cada estudante cuide dela (não a risque, não lhe retire o plástico, não cole adesivos nela). Em caso de perda, o estudante terá de pagar pela segunda via (R$2,00).


As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18:50 às 22h. A entrada na sala será permitida somente até os primeiros 10 minutos do início da aula – após as 19h os estudantes terão de esperar a segunda aula para entrar em sala (caso isso aconteça, deverão ficar na frente da sala, silenciosamente, aproveitando o tempo para ler/estudar).

As aulas terminam às 22h, e nenhum estudante está autorizado a sair antes desse horário. Caso isso aconteça (esporadicamente), deverá haver uma justificativa para a monitoria.


O intervalo das aulas é de 10 minutos. Assim, não há tempo para saídas da escola – é importante que todos levem seus lanches, pois não haverá autorização para saírem durante o intervalo. Os estudantes devem permanecer próximos à sala durante o intervalo, para que a volta para a terceira aula seja rápida e organizada.

 


Todas as faltas deverão ser justificadas para a monitoria. Na primeira semana de aula, caso o estudante tenha duas faltas seguidas sem justificativa, será excluído da lista, para dar vez ao próximo estudante da lista de espera.