Nossa História

Educação feita com paixão!

Para a universidade. Para além da universidade.

 

O Projeto Integrar nasceu em agosto de 2011 em Florianópolis-SC, fundado por 24 professores de pré-vestibulares, a maioria vinda de outro projeto semelhante, iniciado na UDESC entre 2005 e 2009. Dessa forma, o Integrar já nasceu fortalecido pelo conhecimento mútuo dos professores e pelo envolvimento prévio com educação comunitária, e desde então outros educadores se uniram ao grupo com a mesma vontade de transformar a realidade social pela educação.

Acreditamos que a educação tem um papel imprescindível na transformação do ser humano e, consequentemente, da sociedade. Para isso buscamos sedimentar um caminho diferente do trilhado pelos pré-vestibulares tradicionais, valorizando e estimulando o olhar crítico, a formação cultural e o espírito solidário dos estudantes.

Os estudantes do Integrar são formados no Ensino Médio, a grande maioria em escolas públicas, o que muitas vezes significa que o ensino a que tiveram acesso os deixa em situação desigual para buscar uma vaga na universidade pública. Muitos deles trabalham durante o dia e outros, ainda, estão há tempos fora das salas de aula.  O Projeto Integrar, portanto, luta para que mais trabalhadores, mais jovens e adultos de camadas sociais excluídas ocupem as salas de aula das universidades e as transformem também.

Buscando envolver o estudante com os princípios da educação popular e da cidadania em seu sentido mais profundo, o Projeto Integrar é formado por educadores totalmente voluntários e tem estrutura autônoma, sem vinculação com governos, partidos políticos, ou autarquias. Somos um projeto em constante transformação, que busca a cada dia se aproximar mais de suas próprias utopias; uma possibilidade de educação comunitária que reconhece e valoriza as diferenças, para fazer diferente.

Começamos em 2011 utilizando 4 salas da Escola Henrique Stodieck, em 2012 foram 3 salas da Escola Lauro Müller e em 2013 sem nenhum contrato ou garantia jurídica obtivemos apenas 2 salas no Centro de Educação Continuada da PMF.

Desde então, o Projeto Integrar já aprovou mais de 300 alunos, em quatro edições de vestibulares da UFSC e UDESC, caminhando agora em 2016 para seu sexto ano de provas. Esses números garantem um percentual de aprovação superior, aos principais pré-vestibulares particulares da cidade de Florianópolis..Apesar de todas as dificuldades inerentes a um projeto comunitário de educação, o Integrar segue sua história de luta e envolvimento social, dando cada vez mais sentido ao seu lema: “Educação feita com paixão”.

Objetivos

A educação deve formar seres aptos para governar a si mesmo e não para ser governados pelos outros – Herbert Spencer

Nosso projeto visa atender jovens e adultos que buscam melhores condições de vida por meio da educação e formação superior, sendo os objetivos centrais:

  • Promover o acesso ao ensino superior através de um curso pré-vestibular gratuito;
  • Acompanhar os estudantes que participaram do projeto e iniciam sua trajetória dentro da universidade; 
  • Oportunizar a experiência docente para novos profissionais que estão em formação universitária ou que se graduaram recentemente;