Inscrições

O Projeto de Educação Comunitária Integrar oferece curso preparatório para as provas de acesso às universidades.

Trata-se de uma iniciativa totalmente voluntária de professores e amigos reunidos no propósito de oferecer uma preparação consciente e cidadã para o vestibular.

O Projeto Integrar é voltado a todos que buscam ingressar na universidade. A única restrição é possuir Ensino Médio completo ou estar cursando o terceiro ano. O Integrar é totalmente gratuito, inclusive o material didático, sem nenhum custo para os estudantes.

Oferecemos dois tipos de cursos: Curso Extensivo: Aulas de março à dezembro e Curso Semiextensivo: Aulas de agosto à dezembro, além das Atividades extras – aulas temáticas/interdisciplinares, aulões, passeios de estudos, grupos de estudos organizados pela equipe de professores (aos finais de semana, com presença não obrigatória dos estudantes e abertas à comunidade).

São abertos dois processos seletivos por ano. Para o Extensivo, as inscrições são abertas em fevereiro e para SemiExtensivo, as inscrições são abertas em julho. O número de vagas é limitado, conforme o espaço cedido pelas instituições parceiras.

O processo seletivo ocorre em duas etapas: a primeira é a inscrição online, com o preenchimento de questionário socioeconômico. Para os selecionados, na segunda etapa acontece uma entrevista, para conhecermos melhor as histórias de cada um que se interessa em participar do projeto.

Perguntas Mais Frequentes

Todos os inscritos serão chamados para a entrevista?

Não. Nossa capacidade de realizar entrevistas é limitada e apenas parte dos que preenchem o formulário são selecionados para as entrevistas. Fique atento(a) a divulgação do resulto em nosso site e redes sociais.

Eu ou meus pais não temos carteira assinada, trabalhamos informalmente, como comprovar renda?

Neste caso para comprovação de renda deve ser levado um documento assinado declarando a renda mensal média. Você pode acessar um modelo aqui.

Preciso levar cópia dos documentos?

Não é necessário. Apenas a apresentação dos originais.

Outra pessoa pode fazer a entrevista por mim?

A entrevista é pessoal e só pode ser realizada pelo futuro(a) estudante.

Quais documentos posso levar para comprovar renda?

Contracheques, carteira de trabalho, contratos e declarações podem ser utilizadas. É interessante levar também documentos de menores que não tem renda como certidão de nascimento.

Não posso comparecer no horário da minha entrevista.

Caso não haja a menor possibilidade de comparecer a entrevista você deve entrar em contato com o Integrar por email, enviando uma justificativa para o não comparecimento para averiguar a possibilidade de reagendamento.

Qual o horário das aulas?

As aulas acontecem de segunda a sexta, das 18:50h as 22h.

Posso conseguir informações pessoalmente sobre o curso?

Infelizmente não. O Integrar ainda não possuiu sede fixa. Apenas utilizamos os espaços cedidos pelos colégios no período das aulas. Assim, pedimos que em caso de dúvida entre em contato conosco por email, facebook ou celular. Os funcionários das escolas não saberão esclarecer maiores questões sobre o projeto e não devem ser contatados para tal.